terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pobres almas aquelas que se entregam a mãos que lhe juram amor.

"Escrevo-te essas mal traçadas linhas, meu amor. Porque veio a saudade visitar meu coração..."♪

Nem tudo são saudades.
Aprendi com a vida - e com tudo que ela nos traz- que pessoas não apenas marcam nossas vidas, como também deixam um buraco, uma fenda, uma rachadura enorme e uma horrenda e dolorosa cicatriz que não fecha. Não sara. Não se cura e muito pelo contrario, não doí.

O tempo é uma dádiva, é uma praga, é um marcador de águas, é como o próprio moinho que é movido pela força das águas dos rios que descem alegres e turbulentas corredeiras. Alguns entendem seu sentido, outros a perdem procurando o "real" sentido das coisas e, ainda, alguns outros, pobres infelizes, apenas andam aleatoriamente em vão na vida, procurando algo e/ou alguém que os guie, que os acompanhem nessa jornada. Mais tristes ainda são aqueles que se entregam como livros em branco para quem os diz "vou escreve-la, vou colori-la, vou editá-la e publica-la em minha vida...", tristes essas almas que amam e se deixam levar por sentimentos inexplicáveis.
Tento manter em mim a razão, já que a emoção nos trai mais que homem inescrupuloso. Tento deixar estampado em mim sorrisos e um espírito forte, já que aparento ser fraca e vulnerável. Alias, não tenho em minhas posses mentiras, sou assim branda e franzina mesmo (tanto física quanto emocionalmente), por isso me faço de descrente, me finjo de guerreira com armaduras e sorrisos. A ultima coisa que quero é que meus inimigos saibam onde fincar a lança, que meus amigos saibam das minhas ineficiências e que meus amores saibam como me manipular... Tenho que manter a força em mim mesma, não estipulá-la a ninguém, não me apegar totalmente a alma humana alguma.
Acho degradante essas situações inquietante, mas, vejo graça nelas. No fundo mesmo, me agrada o desgaste. Penso. Não que seja de todo o bem, não! Alias, histórias são histórias até o momento que passam a se tornar realidade, no mais, permanecem na história.

As vezes sinto  um cheiro no ar, um odor de passado, um perfume que habita minha memória e, certas vezes, passa por mim contra o vento e chega às minhas narinas, ao meu pulmão... aí sinto falta, aquela coisinha incômoda e boa que alguns dizem ser saudades. Isso é artimanha do meu cérebro e também um fato científico:  "o olfato pode trazer à tona lembranças e respostas poderosas quase que instantaneamente...".
Então... porém, como o vento que passa e traz esse perfume que me ativa memórias, ele se vai. Ele cessa ou continua num rumo inverso ao meu. E meu caminho é para a frente. As vezes posso olhar pra trás, ver como as coisas estavam, relembrar, no entanto, nunca voltar e muito menos parar na estrada. O importante nessa vida é continuar seguindo, sempre em frente. Caminhos certos e/ou errados, porém sempre em frente. Porque o que é nosso de fato, nós levamos e quando é bom, por mais que seja pesado, sabemos que vale a pena todo o esforço para carregar nos ombros e levar conosco. 
A vida é tão longa e tão curta... se os caminhos já trilhados não lhe levaram a verdadeiros sorrisos (pseudo-felicidade), é porque há outro que lhe levará a encontrá-la. Apenas siga, procure, desvende e acharás. Sem se prender a listas, a nomes, a rostos... siga, pois o que você já viveu, você já viu. E o mundo é muito grande para aprisionar sua visão e seus sentidos.

Me prenderei a mim mesma, pois, de mim sei que não posso fugir -nem devo-. Aliás, só dependo de mim mesma para meu futuro e será a partir de mim que surgirá alguém que se proponha a me acompanhar na vida. 

"Vocês vão fazer alguma coisa pra consertar as suas próprias vidas?

Eu cheguei a seguinte conclusão, não adianta consertar o resto,
Consertar a gente, ajuda pra caramba." - Renato Russo


Um comentário:

  1. BORBOLETAS

    "Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de
    se decepcionar é grande.

    As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela.

    Temos que nos bastar... nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém.

    As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.

    Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida.

    Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você.

    O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você.

    No final das contas, você vai achar
    não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!"

    Mario Quintana

    ResponderExcluir

Porque, aliás, não posso falar. Então escrevo...